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viaturas em Brasil

NotaPublicado: 18 Ene 2011, 22:02
por Molina606
Mariano sugeriu um post com fotos de viaturas brasileiras e assim e com a devida autorização do CVMARJ, posto aqui para vosso conhecimento, fotos do CVMARJ (Clube de Veiculos Militares Antigos do Rio De Janeiro) que é uma das mais importantes e reconhecidas entidades de preservação histórico-militar do Brasil:
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Fonte: eventos do CVMARJ.


Espero que gostem...
Forte abraço
Molina

NotaPublicado: 18 Ene 2011, 22:39
por MB43
Muy buenas fotografias , te animas a contar que vehiculo es cada uno algunos no los conocemos aqui en Argentina. Saludos

NotaPublicado: 18 Ene 2011, 23:10
por ecn1960
Interesantes fotos, tanque Renaullt?. Veo que los Brasileros hicieron con la Estanciera o Fazendeira, lo que aqui hizo la Marina con las Dodge 200 y las Chevrolet, no?.
Saludos

NotaPublicado: 18 Ene 2011, 23:13
por m606paz
Muchas Gracias Roberto!!

Mis plegarias fueron escuchadas!! :wink:

Como dice Daniel, no conocemos esos vehiculos. Los puede nombrar??

Saludos :D

NotaPublicado: 19 Ene 2011, 21:49
por Molina606
Prezados amigos, tenho que confessar que apesar de ser apaixonado por jeeps, nunca estudei muito o assunto em relação a outras viaturas, mas dentro do que me for possivel, vou postar algumas que acredito não serem muito comuns na Argentina...
Começo com algumas brasileiras:
Ford F85, conhecida como "cachorro louco":
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A F85 só existiu no Brasil e era uma adaptação da versão civil da Pick up F75, vinha com motor BF 161 de 2600 CC ou 3.000CC e no final com o motor georgia de 4 cilindros.

o Jeep U50 saiu em 83 e foi o ultimo CJ5 militarizado no pais, possuia caracteristicas diversas do modelo civil, como filtro de ar especial, pedaleiras suspensas, cilindro de freio superdimensionado, 24 volts para usar rádio e um painel bem diferente do comum

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Fonte das fotos: internet..
Abraços em todos
Molina

NotaPublicado: 20 Ene 2011, 21:48
por Molina606
Amigos, espero que estejam gostando das viaturas que estou colocando e que foram usadas no Brasil... aqui vão algumas fotos da viatura Minneapolis Moline que eram chamadas de "mulinhas", talves, como uma corruptela do nome (adaptação ao português).
Meu pai chegou a usar esta viatura e contam os antigos que fazia 800 metros por litro de gasolina e sua caixa de cambio era praticamente indestrutivel, sendo que um companheiro da turma dele ficou famoso por conseguir quebrar uma...

Estas fotos foram tiradas na cidade de Rio Grande nos anos 30:
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Esta ultima foto ele reboca um canhão Vickers Armstrong...
A seguir a desc rição que consta no site de onde tirei as fotos:

As viaturas Moline eram utilizadas para tracionar peças de grande porte e para o transporte de militares. Não eram blindadas. O Moline era um modelo GTX, com tração 6x6, ou seja, transferia a potência do motor para o chão, através das 6 (seis ) rodas. A tração era permanente nas quatro rodas traseiras e, quando fosse necessária mais tração, as rodas dianteiras poderiam ser utilizadas. A tração dianteira era usada, somente, com o veículo usando a 1a marcha.
O seu freio era hidráulico. Esse freio era acionado pelo pé do tratorista, entretanto, ao seu lado esquerdo, destacavam-se 3 (três) palancas que faziam parte do sistema de freio. A palanca que ficava no lado esquerdo servia para frear as rodas da lateral esquerda, a palanca do meio freava o reboque e a do lado direito freava as rodas da lateral direita. Esse conjunto de palancas servia para facilitar as manobras laterais desses veículos.

Possuía um compressor no próprio motor, que fornecia ar para os seus pneus e, também, para os pneus de outras viaturas. Na frente do motor, havia um guincho com um cabo de aço que media entre 30 e 50 metros, que era desenrolado livremente e enrolado por intermédio do motor. O controle do guincho era feito através de duas alavancas colocadas, também, no lado esquerdo do tratorista. O pára-choque dianteiro era roliço e muito forte, próprio para grandes impactos e, principalmente, para subir terrenos mais elevados, como barreiras ou barrancos, pois o pára-choque rolava como um rolo compressor, facilitando a subida ou a transposição.

O Moline usava um pára-brisa dianteiro de vidro, que poderia ser removido de acordo com a sua necessidade. Com capota de lona o seu uso era necessário, pois a mesma era presa nele. A sua guarnição era composta por oito pessoas sentadas quatro a quatro, nos bancos laterais e mais o chefe de peça, que ficava sentado na frente, ao lado do tratorista.

O 7º GACosM, naquela época, possuía 9 (nove) viaturas desse tipo.



FICHA TÉCNICA - Minneapolis Moline GTX 6 x 6

Dados iniciais

Fabricante Minneapolis Moline Power Implement Co.

Origem Minneapolis - Minnesota - USA
Ano de fabricação 1942
Motor - Minneapolis Moline HEA Disposição Dianteiro longitudinal
Potência 105 HP a 1800 rpm
No. de Cilindros 6
No. de Válvulas 12
Combustível Gasolina
Capacidade do tanque de combustível 2 tanques de 100 litros
Capacidade de tração 22 toneladas em qualquer terreno
Câmbio Tipo Manual de 3 marchas à frente e 1 à ré
Embreagem Dupla, passagem da 1a. para 2a. sem embreagem
Sistema elétrico Bateria 2 baterias de 6 volts
Carroceria
Comprimento 5131 mm
Largura 2438 mm
Altura 2921 mm
Altura livre do solo 250 mm
Distância entre eixos 2718 mm
Peso 8754 Kg
Sistema de freios Hidráulicos
Ângulo de entrada / saída 28° / 63°
Pneus 8,25"x 20,00" dianteira - 14,00"x 24,00" traseira
Desempenho
Velocidade Máxima em marcha lenta 10,5 milhas / h (16,9 Km / h)
Velocidade Máxima em marcha alta 30,5 milhas / h (49,1 Km / h)
Velocidade Máxima no velocímetro 60 milhas
Espero que gostem
Forte abraço
Molina

NotaPublicado: 20 Ene 2011, 21:59
por m606paz
Roberto

Muy interesantes todas las fotografias presentadas por usted.

Brasil aposto a su industria para equipar a sus Fuerzas Armadas,no?

Interesante vehiculo la Mulinha!!

Saludos :wink:

NotaPublicado: 23 Ene 2011, 21:11
por Molina606
Tinha me esquecido de postar o link da pagine do minneapolis moline
http://www.mikrus.com.br/~classe35/viaturas9.htm

Mariano, alguns veiculos civis foram adaptados para atender as forças armadas sim, talvez como uma forma de agradar os governos militares da época, na maioria foram adaptações, o mais "militar" de verdade creio ter sido os veiculos Engesa dos anos 80 que chegaram a produzir tanques, esse empresa infelizmente faliu... pelo que ja ouvi falar o Marruá é uma atualização dos engesas, mas não posso afirmar...